A Bertex, indústria de soluções para o setor calçadista com sede em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, anunciou que irá se instalar no Ceará. A empresa, que atua há mais de 15 anos, ainda não definiu em qual município cearense se estabelecerá, mas deverá fazer visitas para avaliar a melhor localização. Quixadá e Quixeramobim são prováveis destinos das visitas.

📲 Receba nossas notícias primeiro pelo canal do DQ no WhatsApp

O anúncio foi feito pelo secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, que esteve na sede da companhia e ressaltou a importância da instalação da fábrica para a economia local.

“A chegada da unidade vai gerar mais empregos para o município escolhido pela empresa e ampliar as possibilidades de novos investimentos no setor. O Ceará já se destaca como o segundo maior exportador de calçados do Brasil, e esse novo empreendimento irá fortalecer ainda mais a nossa indústria”, afirmou o secretário.

Sustentabilidade e inovação

A Bertex é conhecida por sua atuação inovadora e sustentável. A empresa desenvolve soluções para os setores de moda, calçadista, moveleiro e decoração, utilizando tecnologia de ponta para criar produtos alinhados às tendências do mercado.

Além disso, a empresa possui certificação ESG “Origem Sustentável — Ouro”, uma das mais importantes do setor calçadista. A certificação é baseada em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade, garantindo que a produção siga padrões internacionais de responsabilidade ambiental e social.

Visitas estratégicas no Rio Grande do Sul

A visita à Bertex fez parte de uma agenda do Governo do Ceará, que enviou uma comitiva ao Rio Grande do Sul para prospectar investimentos. O grupo também participou da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), realizada entre os dias 18 e 20 de março, em Novo Hamburgo.

Além do secretário Domingos Filho, estiveram presentes na visita a Bertex a secretária executiva da Indústria, Brigida Miola, e o gerente de Fomento Fiscal da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Jean Brasileiro.

Agora, resta a expectativa para a definição do município que receberá a unidade da Bertex, trazendo mais investimentos, emprego e desenvolvimento para a indústria cearense.