Fortaleza foi oficialmente confirmada nesta quarta-feira (7) como uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️. O anúncio foi feito pela organizadora da competição e celebrado por autoridades estaduais e municipais. A capital cearense, que já sediou jogos da Copa do Mundo Masculina em 2014, volta a receber um evento esportivo de escala global. A Arena Castelão será o palco dos jogos na cidade.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, comemorou a conquista: “Fortaleza é escolhida cidade-sede da Copa do Mundo. A nossa cidade vai ser falada no mundo inteiro e estaremos todos juntos para fazer uma belíssima competição. Viva Fortaleza”, declarou.
Impacto para o esporte, o turismo e a inclusão
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a primeira edição do torneio disputada na América do Sul. O Brasil receberá seleções de 32 países entre os dias 24 de junho e 25 de julho. Além de fomentar o turismo e movimentar a economia local, a expectativa é que o evento fortaleça o futebol feminino no país e incentive mais mulheres a se envolverem com o esporte.
A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, destacou o impacto simbólico e social do evento: “Fortaleza ser cidade-sede representa também a nossa luta por igualdade. Que esse evento seja uma oportunidade para falar sobre o nosso amor pelo futebol e a participação feminina em todos os âmbitos.”
Meta agora é sediar a abertura do Mundial
O secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, afirmou que o Estado está preparado para entregar um evento à altura da competição e já projeta novos objetivos: “Agora vamos em busca de um outro objetivo: trazer a abertura da Copa do Mundo para a nossa cidade.”
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também reforçou o compromisso com o sucesso do torneio. “Fortaleza será a melhor cidade-sede da Copa do Mundo. Somos apaixonados por futebol e essa competição será um marco para o nosso futebol.”

Fortaleza entre oito sedes brasileiras
Além de Fortaleza, também sediarão jogos da Copa do Mundo Feminina as cidades de Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Brasília (Mané Garrincha), São Paulo (Arena Itaquera), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova) e Recife (Arena Pernambuco).
A estrutura da capital cearense, sua rede hoteleira, serviços turísticos e equipamentos esportivos foram fatores decisivos na escolha da FIFA. Fortaleza concorreu com outras 11 cidades brasileiras durante o processo seletivo.
Karen Rocha, ex-jogadora da seleção brasileira e embaixadora do Projeto Esporte em 3 Tempos, celebrou a escolha: “Disputei uma Copa, sei da grandeza desse evento e tenho certeza que a FIFA escolheu o local certo. Nada mais justo que o Brasil e o Ceará possam receber esse evento.”