Um homem de 45 anos morreu afogado enquanto participava de um batismo religioso em um lago na cidade de San Lucas Tolimán, na Guatemala. O caso ocorreu no fim de março, mas ganhou ampla repercussão nesta semana após a divulgação de imagens da tragédia nas redes sociais. Veja o vídeo no final desta reportagem.
A vítima, identificada como Miguel Sut, integrava um grupo de aproximadamente dez fiéis de uma igreja evangélica que se reuniram para a cerimônia no lago Atitlán, um dos mais conhecidos pontos turísticos do país. A celebração seguia seu curso quando, segundo testemunhas, Miguel escorregou logo após ser submerso pelas águas e não conseguiu mais se equilibrar.
Outros participantes da cerimônia tentaram ajudá-lo a se levantar, mas não tiveram sucesso. Populares que estavam nas proximidades, incluindo barqueiros e vizinhos, uniram-se aos bombeiros voluntários para realizar as buscas. O corpo foi encontrado pouco tempo depois.
A polícia local abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da morte e verificar as condições de segurança do local onde o ritual foi realizado. Ainda não há informações oficiais sobre eventuais responsabilidades e a polícia local apura se os líderes religiosos tomaram medidas de segurança.
O lago Atitlán, embora belíssimo, é conhecido por apresentar correntes traiçoeiras em alguns trechos e ser profundo em alguns pontos próximos à margem.