Homenagem a Lula é raríssima, tendo sido oferecida a apenas 19 chefes de Estado em 400 anos. O último brasileiro a recebê-la foi Dom Pedro II.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado em uma sessão privada da Academia Francesa em Paris, no próximo dia 5 de junho, durante sua visita oficial à França. O reconhecimento é considerado um dos mais raros concedidos pela instituição fundada em 1635: apenas 19 chefes de Estado receberam a honraria em quase quatro séculos. Lula será o segundo brasileiro a participar da sessão oficial, depois de Dom Pedro II, homenageado em 1872.

A iniciativa partiu do atual secretário perpétuo da Academia, o escritor Amin Maalouf. Durante a sessão, Lula será recebido como membro convidado e participará de um debate sobre uma palavra escolhida especialmente para a ocasião. Caso o termo seja inédito, poderá ser incorporado ao Dicionário da Academia Francesa, com registro da contribuição do presidente brasileiro.

A homenagem ocorrerá no mesmo dia da cerimônia oficial de recepção de Lula pela França, no Boulevard des Invalides, onde o presidente será escoltado pela guarda republicana e terá encontro com Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu, seguido de um jantar de Estado.

Boulevard des Invalides, onde Lula será escoltado com honras pela guarda republicana francesa.

No dia seguinte, Lula receberá o título de doutor honoris causa pela Universidade Paris VIII. A visita também inclui discussões ambientais e participações em fóruns internacionais, como a Conferência da ONU para os Oceanos (UNOC), em Nice, com retorno ao Brasil previsto para 9 de junho.