O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou, nesta terça-feira (15), sobre o estado de saúde após ter passado por uma cirurgia de grande porte no último domingo (13), em Brasília. Veja o vídeo no final desta matéria.

O procedimento foi realizado para remoção de aderências no intestino grosso, consequência do atentado a faca que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral.

Em postagem nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que as 48 horas seguintes à cirurgia são consideradas decisivas para sua recuperação.

“O grande problema são as 48 horas seguintes. Temos que vencer o risco de dilatação abdominal e inflamações”, escreveu o ex-presidente.

Situação delicada, mas estável

Bolsonaro segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília. Segundo boletins médicos, o quadro de saúde é estável, sem dores, mas requer cuidados intensivos.

A cirurgia durou cerca de 12 horas e foi considerada bem-sucedida pela equipe médica.

Procedimento delicado

Esta foi a sexta cirurgia no abdômen de Bolsonaro desde o atentado de 2018. As aderências intestinais — espécie de “cicatrizes internas” — acabaram provocando uma obstrução, o que tornou o procedimento necessário.

A equipe médica informou que Bolsonaro continuará sob observação, com suporte clínico e nutricional, e sem previsão de alta até o momento.