Durante um café da manhã realizado nesta terça-feira (6) no gabinete do deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) anunciou publicamente que está disposto a disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026 como candidato das oposições. O encontro reuniu parlamentares de diversas legendas, incluindo PL, PDT e Unidade Popular (UP).
Na ocasião, Ciro defendeu a formação de uma frente ampla que reúna diferentes partidos contrários à atual gestão estadual, liderada pelo PT. Sobre apoiar-se a apoiar o bolsonarismo e outras figuras da política que sempre criticou, disse:
“Se nós tivermos em atenção que nosso grande projeto é salvar o Ceará, as diferenças terão que ser tratadas na frente do povo. Nós conversamos sobre isso hoje, olhando no ponto de vista nacional são diferenças às vezes incontornáveis, porém, se nós temos em atenção que a tarefa é salvar o Ceará, as diferenças podem ser tratadas de uma forma correta, respeitosa, leal, em que a gente estabeleça pontos de convergência, por exemplo, a política no Ceará.”
O pedetista também sinalizou articulações políticas antecipadas derramando elogios ao deputado estadual Alcides Fernandes (PL), pai de André Fernandes (PL). As declarações foram vistas por presentes como um indicativo de que Ciro já trabalha na construção de uma chapa majoritária de oposição para 2026.
A movimentação de Ciro marca o início das articulações eleitorais no estado e aponta para um possível rompimento definitivo entre ele e o senador Cid Gomes, em meio a um cenário de disputas internas e realinhamentos partidários no Ceará.