- Jair Bolsonaro segue internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília.
- Ele apresentou alteração na pressão arterial, mas o quadro foi estabilizado.
- Permanece sem movimentação intestinal e em jejum oral, com alimentação intravenosa.
- Foi submetido a cirurgia no dia 13 de abril para tratar obstrução intestinal.
- Não há previsão de alta nem liberação para visitas.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em decorrência de complicações causadas por uma obstrução intestinal. A informação foi divulgada neste sábado (19) em novo boletim médico, e noticiada inicialmente pela CNN Brasil.
Segundo a equipe médica, Bolsonaro apresentou alterações na pressão arterial nas últimas horas, mas o quadro foi estabilizado. Apesar da melhora, ele ainda não apresenta movimentação intestinal efetiva, permanece em jejum oral e está sendo alimentado exclusivamente por nutrição parenteral, ou seja, por via intravenosa.
O boletim informa ainda que, neste momento, o foco é a intensificação da fisioterapia motora e medidas de reabilitação pós-cirúrgica. A equipe médica reforçou que não há previsão de alta da UTI, nem de liberação para visitas.
Cirurgia e internação
Bolsonaro foi internado no último dia 11 de abril, após passar mal durante compromissos políticos no estado do Rio Grande do Norte. Após atendimento emergencial no município de Santa Cruz, ele foi transferido para Natal, e posteriormente levado de avião para Brasília.
No domingo (13), o ex-presidente passou por uma cirurgia para tratamento da obstrução intestinal, procedimento relacionado às sequelas da facada sofrida em 2018, durante a campanha presidencial. Segundo os médicos, a obstrução estava associada a aderências intestinais.
Desde então, o quadro clínico do ex-presidente inspira cuidados contínuos, e a recuperação vem sendo monitorada de forma intensiva. Bolsonaro segue sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com atualizações periódicas de seu estado de saúde.