
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu um parecer de entidades médicas defendendo que a mamografia de rastreio seja recomendada para mulheres de 40 a 74 anos. Atualmente, o protocolo do Ministério da Saúde indica o exame apenas para a faixa de 50 a 69 anos, mas especialistas argumentam que isso exclui uma parcela importante da população.
O documento foi elaborado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, Sociedade Brasileira de Mastologia e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Eles apontam que 22% das mulheres que morreram por câncer de mama em 2024 tinham menos de 50 anos e que a incidência da doença tem crescido entre mulheres mais jovens.
Já o Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta para os riscos de sobrediagnóstico e defende que o foco seja melhorar a cobertura da mamografia na faixa etária já recomendada. O tema segue em análise pela ANS, que avalia as contribuições recebidas em consulta pública.