O conclave realizado no Vaticano e que reuniu 133 cardeais de diversas partes do mundo chegou ao fim no início da tarde desta quinta-feira (8), horário de Brasília, com a eleição do novo Papa da Igreja Católica. A tradicional fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que o sucessor do papa Francisco foi escolhido após a terceira votação.

A identidade do novo pontífice será anunciada oficialmente nas próximas horas, quando o cardeal protodiácono fará a tradicional saudação “Habemus Papam” e o novo líder da Igreja aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Momento histórico e de expectativa mundial

Esta é a primeira eleição papal após a morte de Francisco, que marcou a história recente da Igreja com um pontificado voltado à simplicidade, diálogo inter-religioso e inclusão social. Desde a abertura do conclave, fiéis católicos em todo o mundo aguardavam com expectativa a decisão do colégio cardinalício, que deliberou sob absoluto sigilo.

Ao ser eleito, o novo Papa assume o comando de uma Igreja com mais de 1,3 bilhão de fiéis e desafios importantes em temas como mudanças climáticas, desigualdades sociais, diálogo com outras religiões e questões internas da própria instituição.

Repercussão global

Governos, líderes religiosos e fiéis aguardam o primeiro pronunciamento do novo pontífice, que deve ocorrer logo após sua apresentação pública. A Praça São Pedro, no Vaticano, já está tomada por milhares de pessoas de várias nacionalidades que acompanham este momento histórico para a Igreja Católica.