O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar, nesta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos de associações e sindicatos em seus benefícios, mesmo sem autorização formal. As notificações serão enviadas por meio do aplicativo ou site do Meu INSS, que exige cadastro prévio com login e senha. Também é possível obter informações pela Central 135.
Segundo a autarquia, a mensagem enviada informa:
“Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Aqueles que identificarem descontos não autorizados poderão pedir a devolução dos valores, a partir de quarta-feira (15), pelo mesmo aplicativo. O reembolso se refere a valores descontados entre março de 2020 e março de 2025, respeitando o limite legal de prescrição de cinco anos.
Como será o processo
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, o procedimento acontecerá em duas etapas:
- Nesta terça (13): o sistema informa que houve desconto associativo, sem detalhar valores ou nomes das entidades.
- A partir de quarta (14): o segurado poderá verificar o total descontado, confirmar que não autorizou a cobrança e iniciar o processo de reembolso.
A devolução não será automática. O INSS notificará a entidade, que deverá apresentar comprovação da autorização do desconto. Caso a autorização não exista, a entidade será obrigada a ressarcir o valor por meio de uma GRU (Guia de Recolhimento da União). O INSS então fará o repasse ao aposentado diretamente na conta bancária cadastrada para o recebimento do benefício.
Se a associação não cumprir a determinação, o caso será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) para medidas legais de ressarcimento.
Atenção aos golpes
O INSS alerta que não entra em contato por telefone, e-mail, WhatsApp ou SMS solicitando dados pessoais. O acesso deve ser feito exclusivamente pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
Portal de Descontos
Foi criado o Portal de Desconto de Mensalidades Associativas, por onde as entidades envolvidas poderão acompanhar as notificações e apresentar defesa. Caso o desconto seja considerado indevido, será calculado o valor a ser devolvido.
Como acessar o Meu INSS
Para consultar o aviso e solicitar a devolução, é necessário ter uma conta no aplicativo Meu INSS e no sistema Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. O cadastro pode ser feito por meio do site oficial ou aplicativo Gov.br, com validação por biometria facial, internet banking ou dados do Denatran/Sigepe.
O pagamento dos valores será feito diretamente na mesma conta onde o benefício é recebido. Não serão usadas transferências via Pix ou contas alternativas.
COMO CRIAR UMA CONTA GOV.BR?
Informações oficiais sobre o cadastro no Gov.br
O cidadão que ainda não fez sua inscrição no sistema Gov.br pode acessar o gov.br/governodigital ou baixar o aplicativo para se registrar. O aplicativo é a forma mais fácil de criar a conta, pois permite a identificação facial diretamente por meio da câmera do celular.
Quem já tem conta precisa checar o perfil atual para saber se é necessário fazer a elevação para nível prata ou ouro. Tanto a inscrição quanto a mudança de selo podem ser feitas pelo computador, mas a recomendação é fazer pelo app.
-
1
Acesse o site gov.br/governodigital
Abra seu navegador e digite o endereço oficial do Gov.br
-
2
Na tela inicial, vá na foto maior
Onde se lê “Saiba tudo sobre a conta Gov.br”
-
3
Clique em “Criar sua conta gov.br”
Você será direcionado para a página de cadastro
-
4
Informe o CPF e clique em “Continuar”
Digite seu CPF no campo indicado
-
5
Preencha as informações solicitadas
Para quem não tem conta, o sistema irá indicar a opção de criar uma. Clique sobre ela e preencha as informações solicitadas
Recomendação Oficial
O aplicativo é a forma mais fácil de criar a conta, pois permite a identificação facial diretamente por meio da câmera do celular.
Identificação facial simplificada
Processo mais rápido e intuitivo
Facilidade para elevação de nível (prata ou ouro)