O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia de grande porte que durou 12 horas neste domingo (13).

De acordo com boletim médico divulgado na noite de ontem, o procedimento foi bem-sucedido e o estado de saúde de Bolsonaro é considerado estável.

Cirurgia complexa e de longa duração

A equipe médica informou que Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de extensa lise de aderências — procedimento usado para liberar o intestino de obstruções — além de uma reconstrução da parede abdominal.

O procedimento foi necessário após a constatação de uma dobra no intestino delgado, o que estava dificultando o trânsito intestinal do ex-presidente. Essa obstrução foi desfeita durante a operação.

Segundo o boletim, a cirurgia ocorreu sem intercorrências e não houve necessidade de transfusão de sangue.

Quadro clínico

Bolsonaro permanece sem dor, recebendo suporte clínico, nutricional e medidas de prevenção de infecções. Ele segue na UTI em observação.

O boletim médico foi assinado pelos profissionais Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica; os cardiologistas Leandro Echenique e Ricardo Camarinha; Guilherme Meyer, diretor médico do hospital; e Allisson Barcelos Borges, diretor-geral da unidade.

Até o momento, não há previsão oficial de alta.

Foto: © Antonio Augusto/STF