Eleições 2026 · Mulheres e poder

Com 14 deputadas eleitas, Ceará terá a maior proporção de mulheres entre os Legislativos estaduais. No Acre, as 24 cadeiras serão ocupadas por homens.

As urnas de 2026 produziram dois retratos opostos da presença das mulheres no poder. O Ceará elegeu a maior bancada feminina de sua história e liderará o país em proporção de deputadas estaduais. No Acre, nenhuma candidata conquistou uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa.

A comparação faz parte de levantamento publicado pela Folha de S.Paulo. Os resultados se referem à composição eleita para a próxima legislatura, que começa em 2027.

14 Mulheres eleitas para as 46 cadeiras da Assembleia do Ceará
30,43% Participação feminina na composição eleita da Alece
0 Mulheres entre os 24 deputados estaduais eleitos no Acre

Ceará passa de nove para 14 deputadas

A Assembleia Legislativa do Ceará confirmou que 14 mulheres foram eleitas no domingo, 4 de outubro. Em 2022, eram nove. O resultado acrescenta cinco cadeiras à bancada feminina.

O aumento no número de eleitas é de 55,56%. Já a participação no total de vagas passa de 19,57% para 30,43%, uma diferença de 10,87 pontos percentuais, calculada antes dos arredondamentos.

Essa distinção importa: uma coisa é medir o crescimento da bancada; outra é medir quanto ela representa dentro da Casa. O total de vagas permanece em 46.

Pessoas diante da sede da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza
Sede da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. A composição eleita para 2027–2030 terá 14 deputadas. Foto: Máximo Moura/Alece.

Quem são as 14 deputadas eleitas

A relação oficial divulgada pela Alece reúne mulheres de cinco partidos. O PSB terá cinco deputadas; o PT, quatro; o PL, três; PSDB e Solidariedade, uma cada.

Bancada feminina eleita para a Alece
Partido Deputadas eleitas Total
PSB Fabiola Carneiro, Lia Gomes, Manu Pimenta, Marta Gonçalves e Paloma Nunes 5
PT Jade Romero, Jô Farias, Laís Nunes e Liziany Medeiros 4
PL Bella Carmelo, Dra. Mayra Pinheiro e Dra. Silvana 3
PSDB Emília Pessoa 1
Solidariedade Geórgia do Marcelão 1

Fonte: Agência de Notícias da Alece. A posse está prevista para 1º de fevereiro de 2027.

No Acre, a bancada feminina desaparece da composição eleita

O Acre tomou o caminho inverso. As três deputadas da atual legislatura — Antonia Sales, Maria Antônia e Michelle Melo — disputaram a reeleição, mas ficaram fora da relação de eleitos. Nenhuma outra candidata conquistou uma vaga, segundo o Portal Acre.

A representação feminina, que era de 12,5% das 24 cadeiras, será zero na composição eleita para 2027–2030. O estado será o único sem deputadas estaduais no levantamento nacional.

Os dados descrevem o resultado eleitoral. Não significam que as atuais deputadas tenham deixado seus mandatos imediatamente, nem permitem antecipar eventuais mudanças decorrentes de substituições durante a próxima legislatura.

Brasil bate recorde, mas mulheres ficam com um quinto das vagas

O levantamento da Folha contabiliza 218 mulheres eleitas para as Assembleias estaduais e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, 27 a mais que em 2022. São 1.059 vagas no conjunto desses Legislativos.

A proporção nacional é de aproximadamente 20,6%. O recorde, portanto, convive com uma distância expressiva da igualdade numérica: quase quatro em cada cinco cadeiras serão ocupadas por homens.

Participação feminina na composição eleita em 2026
Legislativo ou conjunto Proporção de mulheres Destaque
Ceará 30,4% Maior proporção do país
São Paulo 29,8% Segundo no levantamento; 28 eleitas
Rio Grande do Norte 29,2% Terceiro no levantamento
Brasil — estaduais e DF 20,6% 218 mulheres em 1.059 vagas
Acre 0% Nenhuma mulher eleita

Fonte: levantamento da Folha de S.Paulo. Percentuais arredondados para uma casa decimal. São Paulo tem mais deputadas em números absolutos; o Ceará lidera proporcionalmente ao tamanho da Assembleia.

Avanço também na representação do Ceará em Brasília

A bancada feminina cearense na Câmara dos Deputados passou de três eleitas em 2022 para cinco em 2026, segundo reportagem da Agência Estado publicada pelo UOL.

As eleitas são Tainah Marinho (PSB), Giordanna Mano (PRD), Fernanda Pessoa (PSD), Erika Amorim (Republicanos) e Luisa Cela (PT). Elas representarão o estado em Brasília a partir da próxima legislatura.

São resultados de cargos diferentes: as 14 deputadas estaduais atuarão na Alece; as cinco federais, na Câmara dos Deputados. O recorde nacional citado nesta reportagem considera apenas os Legislativos estaduais e o distrital.

Fontes e critérios da reportagem

Cálculos do DQ Notícias: 14 ÷ 46 = 30,43%; 9 ÷ 46 = 19,57%; (14 − 9) ÷ 9 = 55,56%; 218 ÷ 1.059 = 20,59%. Percentuais arredondados. A diferença de participação entre 2022 e 2026 é de 10,87 pontos percentuais, calculada com os valores não arredondados.

Informações conferidas em 6 de outubro de 2026. O quadro descreve a composição eleita, não eventuais alterações posteriores. A análise editorial está identificada separadamente.

DQ Notícias · Jornalismo independente a partir de Quixadá.