Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem, a partir desta segunda-feira (14), solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para fazer o pedido segue até o dia 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Inep.
O login deve ser feito por meio da conta Gov.br, sistema unificado do governo federal.
Quem tem direito à isenção
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), poderão pedir isenção da taxa de inscrição:
- Alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- Pessoas com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025);
- Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;
- Participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
Para conseguir a isenção, é necessário apresentar documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos exigidos. Entre eles, estão declaração escolar, comprovantes de renda e número de inscrição no CadÚnico.
Justificativa de ausência no Enem 2024
Estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2024, mas não compareceram às provas, também precisam justificar a ausência para poder solicitar nova gratuidade em 2025.
Essa justificativa deve ser feita no mesmo sistema da solicitação da isenção, também até o dia 25 de abril. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.
Resultado e cronograma
O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência será divulgado no dia 12 de maio. Caso o candidato tenha o pedido negado, será possível entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sai em 22 de maio.
As inscrições para o Enem 2025 ocorrerão após o encerramento dessa etapa, em datas que ainda serão divulgadas pelo Inep em edital próprio.
Sobre o Enem
O Enem é aplicado anualmente desde 1998 e avalia o desempenho dos estudantes do ensino médio. As notas do exame podem ser utilizadas em programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu, ProUni e Fies.
Além disso, os resultados podem ser usados por instituições de ensino superior de Portugal que possuem acordo com o Inep.