Durante sua visita oficial ao Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (27), pelo horário local, em Tóquio.

Questionado por um jornalista, Lula afirmou que considera “visível” a tentativa de Bolsonaro de interferir no processo democrático do país.

“É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país, é visível que ele tentou contribuir para o meu assassinato”, declarou Lula.

O presidente também criticou pedidos de anistia feitos por apoiadores de Bolsonaro.

“Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Quando ele pede anistia, ele está dizendo que foi culpado.”

Lula afirmou que respeita a decisão do STF e que o julgamento se baseia em meses de investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

“Eu quero que ele tenha a presunção de inocência que eu não tive. Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é um golpe de Estado que está sendo julgado.”

Mensagem direta a Bolsonaro

Encerrando o assunto, Lula mandou um recado direto ao ex-presidente:

“Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país.”

Viagem ao Japão e relações comerciais

Cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial pelo Imperador Naruhito. Foto@ricardostuckert.

Além de comentar a decisão do STF, Lula destacou a importância da visita ao Japão para fortalecer relações comerciais entre os países. Ele ressaltou o interesse brasileiro em atrair novos investimentos japoneses e defendeu a qualidade da carne brasileira.

“Espero que aqui no Japão vocês aprendam a fazer churrasco”, brincou o presidente.

Lula também criticou a estrutura da ONU, reafirmou expectativas para a COP30 e destacou a necessidade de ampliar a participação de diferentes esferas do governo em suas viagens internacionais. Ele ainda mencionou planos para dialogar com sindicalistas em todos os países que visitar.

Veja cerimônia de boas-vindas do Japão a Lula: