A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do medicamento furosemida, indicado para tratamento de hipertensão e problemas urinários. A medida foi tomada após a identificação de partículas semelhantes a cacos de vidro em amostras analisadas.

O lote afetado é o 2411191, fabricado pela empresa Hypofarma e com validade até 30 de novembro de 2026. A decisão da Anvisa foi publicada na última terça-feira (16) e suspende a comercialização, a distribuição e o uso do medicamento em todo o território nacional.

Risco à saúde

Segundo a Anvisa, o problema foi classificado como desvio de qualidade e foi constatado pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O risco envolve a possibilidade de ingestão de fragmentos que poderiam causar danos à saúde.

A furosemida é um diurético amplamente utilizado no tratamento de hipertensão leve a moderada e também para auxiliar pacientes com dificuldades de eliminação de líquidos. O uso do medicamento deve ser sempre feito sob prescrição médica.

Orientações aos pacientes

Pacientes e profissionais de saúde que encontrarem unidades do lote impróprio devem interromper o uso e notificar a Anvisa pelos canais oficiais de atendimento ou pelos órgãos de vigilância sanitária locais.

Posição da fabricante

Em nota, a Hypofarma confirmou a suspensão do lote e disse que apura as falhas apontadas. A empresa afirmou adotar “rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, com elevados padrões de qualidade e segurança”.

“Esses processos são constantemente revisados e aprimorados, com o compromisso de garantir a confiança e a tranquilidade de pacientes, profissionais de saúde e da sociedade”, declarou a companhia.