- José Guimarães afirma: “Não existe plano B, Lula é o candidato em 2026”.
- Deputado destaca que Lula está com “saúde de ferro” e pronto para disputar.
- Segundo ele, o governo deve encerrar o ano de 2025 bem avaliado.
- Desinformação sobre o Pix teria contribuído para a queda na popularidade.
- Guimarães diz que Lula lidera em todos os cenários nas pesquisas.
O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato do Partido dos Trabalhadores nas eleições presidenciais de 2026. Segundo ele, “não existe plano B” dentro da sigla.
As declarações foram dadas durante entrevista à TV ANC, emissora cearense, na qual Guimarães destacou que Lula está em boas condições de saúde e politicamente firme. “É ele o nosso candidato. Lula está com a saúde de ferro”, disse o parlamentar.
Guimarães também comentou sobre a atual aprovação do governo, que segundo ele, deve melhorar nos próximos meses.
“O governo está fazendo de tudo para entregar tudo aquilo que foi prometido em 2025. Vamos chegar ao final do ano com uma avaliação muito positiva”, afirmou.
Um dos fatores que, segundo o deputado, influenciou na queda de aprovação do presidente foi a desinformação sobre o Pix. Em janeiro, integrantes da oposição, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), divulgaram que o governo trataria pequenos comerciantes e grandes sonegadores de forma igual nas mudanças propostas, informação que não procedia. Mesmo assim, a repercussão negativa fez o governo recuar na medida que, na verdade, dava mais espaço e liberdade para movimentações financeiras, mirando exclusivamente operações irregulares no Pix.
Ainda durante a entrevista, Guimarães declarou que o PT está preparado para disputar as eleições com qualquer adversário, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está inelegível. “Vamos disputar as eleições: seja com o ex-presidente ou com qualquer outro candidato”, disse.
Embora Bolsonaro esteja fora da disputa, nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos, governador de São Paulo), Ronaldo Caiado (União Brasil, governador de Goiás) e Ratinho Jr. (PSD, governador do Paraná) são apontados como possíveis alternativas da direita para a corrida presidencial.
Guimarães minimizou a queda nas pesquisas e afirmou que o presidente ainda é favorito: “Mesmo com essa queda na popularidade, as pesquisas mostram que Lula ganha de todos”. De acordo com o último levantamento do Instituto Datafolha, Lula aparece à frente em todos os cenários testados, tanto em primeiro quanto em segundo turno.