A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação “Copia e Cola”, que tem como um dos alvos o prefeito de Sorocaba, interior de São Paulo, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nacionalmente por sua atuação nas redes sociais e apelidado de “prefeito tiktoker”.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do prefeito, na sede da Prefeitura de Sorocaba, na Secretaria Municipal de Saúde, no diretório local do Republicanos e na casa de um ex-secretário de Administração do município.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do prefeito.

Investigação por desvio e lavagem de dinheiro

A operação investiga suspeitas de desvio de recursos públicos da saúde, lavagem de dinheiro e fraudes em contratos com uma Organização Social (OS) responsável pela gestão de serviços médicos em Sorocaba. A apuração teve início em 2022, após a identificação de possíveis irregularidades na contratação dessa OS para administrar unidades de saúde no município.

Segundo a PF, a suposta lavagem de dinheiro foi realizada por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias. As investigações também revelaram movimentações suspeitas em contas bancárias, indicando tentativa de ocultação de patrimônio.

Apreensões e bloqueios

Mais de 100 policiais federais participaram da ação, que envolveu o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades paulistas — entre elas Sorocaba, São Paulo, Santo André, Osasco e Santos — além de Vitória da Conquista, na Bahia.

Durante as diligências, foram apreendidos dinheiro vivo em cofres e caixas de papelão, cuja quantia ainda está sendo contabilizada. Um carro de luxo da marca Porsche, avaliado em aproximadamente R$ 700 mil, também foi apreendido.

Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores que podem chegar a R$ 20 milhões, e proibiu a Organização Social investigada de firmar novos contratos com o poder público.

Possíveis crimes

De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder, conforme suas participações, pelos crimes de:

  • Corrupção ativa e passiva
  • Lavagem de dinheiro
  • Peculato
  • Contratação direta ilegal
  • Frustração de caráter competitivo de licitação

Prefeito mirava candidatura presidencial

Rodrigo Manga ganhou notoriedade nas redes sociais por vídeos curtos mostrando obras, ações e discursos de impacto sobre sua gestão. Na semana passada, ele declarou publicamente a intenção de concorrer à Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) opte por disputar a reeleição em São Paulo.

Até o momento, o prefeito não se manifestou sobre a operação.