Marcy Rheintgen, uma mulher trans de 20 anos, foi presa pela polícia do Capitólio da Flórida após utilizar um banheiro feminino para lavar as mãos em protesto contra a lei HB 1521. A legislação, conhecida como “Requisitos de Instalações Baseados no Sexo”, proíbe pessoas transgênero de acessarem banheiros e vestiários que não correspondam ao sexo biológico registrado no nascimento.

Protesto anunciado e prisão imediata

Segundo o Miami Herald, Rheintgen notificou as autoridades estaduais sobre sua intenção de usar um banheiro específico no Capitólio no dia 19 de março, como forma de protesto. Em cartas enviadas ao governo, ela incluiu uma foto e declarou:

“Eu sei que vocês sabem em seu coração que esta lei é errada e injusta. Pessoas transgênero também são humanas, e vocês não podem nos prender.”

A jovem, que se identifica como conservadora moderada, também escreveu:

“Eu sei que vocês sabem que eu tenho dignidade. É por isso que eu sei que vocês não vão me prender.”

No entanto, ao tentar entrar no banheiro, Rheintgen foi impedida por dois policiais, mas prosseguiu e acabou detida. Ela foi acusada de invasão de propriedade, uma contravenção de segundo grau na Flórida, que pode resultar em até 60 dias de prisão. A jovem permaneceu detida por 24 horas antes de ser liberada.

Repercussão e debate sobre direitos trans

O caso rapidamente ganhou repercussão e reacendeu o debate sobre os direitos da comunidade trans no estado, governado por Ron DeSantis, conhecido por suas políticas conservadoras. Esta prisão pode ser a primeira registrada sob a nova lei, que entrou em vigor em 2023.

Após ser solta, Rheintgen expressou arrependimento por não acreditar que realmente seria presa, mas destacou a importância de sua ação.

“Eu pensei que eles não fariam isso, mas eu estava errada”, afirmou ao Miami Herald.