O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a vacinação contra a influenza passará a ser ofertada durante todo o ano nos postos de saúde do país. A mudança foi comunicada por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual o ministro destacou que as primeiras entregas das doses foram realizadas na sexta-feira (21). Veja o vídeo no final desta matéria.
“Tem uma grande mudança na vacinação da influenza esse ano: vai ter vacina o ano inteiro nos postos de saúde, Zé Gotinha. A vacinação começa no mês de abril e, no mês de maio, vamos fazer um grande dia D de vacinação contra influenza”, afirmou Padilha.
O Ministério da Saúde prevê que, até o fim de março, 30 milhões de doses da vacina já tenham sido distribuídas para estados e municípios. O imunizante será oferecido a todos os grupos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçando a estratégia de prevenção contra a doença.
A vacina disponibilizada é do tipo trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus influenza. Segundo o ministro, além de evitar complicações e óbitos, a imunização contribui para a proteção coletiva ao reduzir a circulação do vírus na comunidade.
Com a ampliação da campanha, o governo espera aumentar a cobertura vacinal e reduzir a incidência de casos graves da gripe no Brasil. O Dia D de vacinação, programado para maio, será uma das principais ações para incentivar a adesão da população.