O Hospital Universitário do Ceará (HUC), inaugurado nesta quarta-feira (19) no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, já começou a receber pacientes e se prepara para oferecer um serviço de transplantes de alta complexidade. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a entrega da unidade, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A unidade será a maior da rede pública estadual e, segundo o ministro, realizará procedimentos que poucos hospitais do Brasil fazem. De acordo com a diretora-geral do hospital, a cirurgiã Ivelise Brasil, os transplantes começarão a ser implantados após os primeiros 60 dias de funcionamento.
Transplantes que serão realizados no HUC
- Transplante de medula óssea
- Transplante renal
- Transplante hepático
- Transplante hepático e renal pediátrico
Durante a cerimônia de inauguração, o ministro da Saúde anunciou que, apesar da previsão inicial de funcionamento para quinta-feira (20), o hospital já começaria a atender pacientes ainda na noite de quarta-feira.

A prioridade inicial será receber pacientes internados em outras unidades que necessitam de cirurgia vascular, cirurgias na região do pescoço e tratamento contra o câncer.
“Eu posso afirmar que pode existir no Brasil hospital público ou privado igual, mas melhor que o Hospital Universitário do Ceará não existe. E o que vai fazer essa bela estrutura se tornar um organismo vivo para salvar vidas, para acolher todo mundo que vai começar a entrar no hospital hoje à noite, é a humanização”, destacou o ministro Padilha.
Avanço na área de transplantes no Ceará
Além do serviço de transplantes, a unidade deve implantar, nos próximos 30 dias, serviços de ortopedia e ginecologia, com ênfase em cirurgias para endometriose e câncer de mama.
📲 Clique aqui e siga o canal do DQ no WhatsApp
A diretora-geral do hospital destacou que a oferta de transplante de medula óssea em adultos ampliará a capacidade do Ceará na área. Além disso, o hospital será pioneiro no Estado na realização de transplante hepático infantil, que atualmente só ocorre em casos restritos e ainda não está disponível para crianças de baixo peso.
Outro avanço será no transplante renal pediátrico, que até então era realizado pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF) em parceria com hospitais privados. Com a chegada do HUC, o procedimento passará a ser 100% público e os pacientes infantis transplantados no HGF serão transferidos para o novo hospital, que conta com estrutura especializada, como UTI pediátrica e suporte para transplante com doador vivo.
O hospital se tornará uma referência nacional na área e deve fortalecer o acesso a transplantes de alta complexidade no Ceará.
O Governador Elmano de Freitas apresentou o novo hospital em suas redes sociais. Confira: