O jornalista, professor e escritor Ismar Capistrano Costa Filho faleceu nesta segunda-feira (24), aos 51 anos, em Fortaleza, vítima de um câncer no estômago. Natural de Quixadá, Ismar era um profissional renomado na área da comunicação e teve uma trajetória acadêmica e profissional marcada pelo ensino, pesquisa e produção intelectual.
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele fez Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo de sua carreira, foi professor do curso de Jornalismo da UFC, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFC) e chegando a ocupar a coordenação do curso.
Além da vida acadêmica, Ismar Capistrano teve forte presença na comunicação cearense. Ele foi proprietário da extinta rádio Sertão Net FM e lançou, em 2023, o livro “As Palavras e o Tempo”, uma coletânea de 50 ensaios em homenagem aos seus 50 anos de vida.
O jornalista era irmão de Caio Capistrano, diretor de comunicação da Câmara de Quixadá. Seu corpo será velado a partir das 21h desta segunda-feira (24) no Centro de Velórios da AFAGU, em Quixadá, onde amigos, familiares e colegas poderão prestar suas últimas homenagens.