O Sistema Maior de Comunicação (SMC), que abrange um conjunto de sites, blogs e rádios de Quixeramobim, tem mostrado uma situação preocupante em desenvolvimento em Quixadá: Moradores de diversos bairros da cidade relatam nas redes sociais dificuldades relacionadas à coleta de lixo na cidade e invasão de mato em ruas e calçadas. Como resultado, a presença de bichos, tais como cobras, caranguejeiras e escorpiões em residências é cada vez mais constante. Segundo os relatos citados, há entulhos acumulados em calçadas, sacolas espalhadas pelas ruas e mau cheiro em diferentes pontos do município.
O SMC explica que as queixas se concentram especialmente nos bairros Campo Novo, Baviera, Renascer, Campo Velho e Alto São Francisco. No entanto, conforme os relatos, a situação também estaria presente em outras áreas urbanas da cidade, comprometendo diretamente a qualidade de vida da população.
De fato, em publicações nas redes sociais, moradores expressam preocupação com os impactos na rotina e na saúde da pública. Em alguns trechos, é possível observar crianças brincando próximas ao acúmulo de resíduos, o que, segundo os relatos, aumenta o risco de contaminações e doenças.
O SMC ainda explica que a população tem solicitado que a situação seja regularizada o quanto antes, com medidas que garantam a limpeza urbana e poda de vegetação invasiva em praticamente todos os bairros.
Por que manter a cidade limpa é essencial?
A limpeza pública e a poda de mato em áreas urbanas vão além da aparência: elas são fundamentais para a saúde e segurança da população.
- Previne doenças: Acúmulo de lixo e mato alto podem atrair insetos, roedores e favorecer a proliferação de doenças.
- Melhora a segurança: Ruas e praças bem cuidadas aumentam a visibilidade e reduzem o risco de crimes.
- Evita alagamentos: Lixo em bueiros e calçadas pode obstruir o escoamento da água em dias de chuva.
- Valoriza a cidade: Ambientes limpos e bem conservados estimulam o turismo, o comércio e o bem-estar social.
Manter a cidade limpa é um dever compartilhado entre o poder público e os cidadãos. Quando todos fazem sua parte, todos ganham.