Na manhã desta sexta-feira (28), um grupo de 10 jovens cadeirantes de Quixadá viveu uma experiência marcante: pela primeira vez, eles puderam tomar banho de mar, em Fortaleza, graças à ação promovida pela Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Participação Popular. A atividade fez parte do projeto “Juventude: um mar de acessibilidade” e contou com a parceria do projeto Praia Acessível, da Prefeitura de Fortaleza.

A iniciativa foi idealizada para proporcionar uma vivência única para jovens com mobilidade reduzida, permitindo que, para muitos deles, o sonho de sentir o mar de perto se tornasse realidade. A caravana partiu de Quixadá às 6h da manhã, após buscar os participantes em seus lares, ou em pontos combinados, a partir das 4h. A manhã de atividades também incluiu uma visita à Caixa Cultural de Fortaleza, ampliando ainda mais as vivências culturais e turísticas desses jovens.

O secretário de Esporte, Juventude e Participação Popular de Quixadá, Davi Pordeus, enfatizou a importância da ação. “Esse é um projeto inovador que proporciona aos jovens cadeirantes a oportunidade de conhecer e sentir de perto a imensidão do mar. A iniciativa busca romper barreiras e garantir que a mobilidade reduzida não seja um obstáculo para viver experiências que transformam. O projeto nos mostra que é possível construir uma sociedade mais acessível e acolhedora, onde ninguém fique à margem de momentos inesquecíveis”, disse.

O prefeito Ricardo Silveira também se mostrou entusiasmado com o sucesso da ação, afirmando que “a inclusão e a acessibilidade são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Para ele, ações como esta são essenciais para garantir que todos, independentemente de suas limitações físicas, possam vivenciar experiências enriquecedoras e únicas.

A logística do evento foi cuidadosamente planejada, com o apoio de diversas instituições. Além do transporte adequado para o traslado dos jovens e profissionais, o apoio da SG Proteção Veicular, SESC, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Quixafrut, Aline Fitness e Associação de Pais e Amigos das Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ) foi fundamental para a realização da ação.

O projeto “Juventude: um mar de acessibilidade” se destaca como um exemplo positivo de como políticas públicas podem ser usadas para promover a inclusão social, garantindo que todos, sem exceção, possam vivenciar momentos de lazer e convivência, acessando as belezas naturais do nosso estado.

“A Prefeitura Municipal de Quixadá continua empenhada em transformar a cidade em um local mais acessível e acolhedor para todos, provando que a inclusão é um caminho que deve ser seguido por toda a sociedade”, disse a gestão municipal, em nota ao DQ.