A Guarda Civil Municipal de Quixadá concluiu nesta sexta-feira, 16, a primeira fase do curso de formação e nivelamento, etapa fundamental para que seus agentes possam atuar armados, conforme prevê a legislação e os critérios exigidos pela Polícia Federal. O município avança rumo à formalização de um acordo de cooperação que permitirá o porte institucional de arma de fogo, tornando-se uma das poucas cidades do Ceará a alcançar essa etapa. Até agora, apenas seis dos 184 municípios cearenses conseguiram essa autorização.
“Hoje nós estamos encerrando o curso de formação e nivelamento da Guarda Civil Municipal de Quixadá. Agora, partimos para o acordo de cooperação com a Polícia Federal, que vai autorizar o uso do armamento, já em fase final de licitação. Os agentes passarão por avaliação psicológica e, os aptos, farão o curso de armamento, munição e tiro”, explicou o secretário municipal de Segurança, Armstrong Braga. Ele informou que, somando todas as fases, a formação ultrapassará 800 horas, conforme diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A capacitação foi possível graças à criação de um núcleo pedagógico próprio da Guarda de Quixadá, responsável por ministrar os conteúdos exigidos para a legalização do porte. A iniciativa é estratégica, considerando que a academia de polícia do estado não tem estrutura para atender a todos os municípios. “Criamos nosso núcleo, que poderá, inclusive, formar guardas de outras cidades futuramente”, afirmou o secretário.
O subcomandante da Guarda, Maciel, com 20 anos de serviço, destacou o significado da formação para a segurança pública local:
“É um evento muito importante porque esse curso é um nivelamento da Guarda Municipal. Brevemente, passaremos a atuar como polícia municipal, armada e dentro da lei. Quem mais ganha com isso é a população de Quixadá, que terá mais segurança nas ruas.”
A etapa final do curso de nivelamento foi concluída com aulas sobre perícia criminal e saúde mental, ministradas por especialistas da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e profissionais da área de psicologia. Segundo a gestão municipal, a expectativa é concluir ainda este ano todas as etapas do processo de formação, avaliação psicológica e habilitação dos agentes.
O município também deve anunciar em breve a construção de uma base municipal de segurança pública e viária, com estrutura adequada para o trabalho das forças de segurança locais. O projeto integra um plano mais amplo de reestruturação da Guarda Municipal e fortalecimento da atuação no apoio às forças estaduais.