Na noite desta segunda-feira, 24 de março, um casal que passeava de motocicleta pela CE-060 teve um encontro inesperado ao avistar um pequeno animal acuado no acostamento da rodovia, próximo ao Alto da Balança, em Quixadá. O filhote, aparentemente assustado, estava encolhido e imóvel, chamando a atenção dos dois motociclistas.

Curiosos, eles pararam para tentar afastá-lo para dentro da vegetação, evitando que fosse atropelado. No entanto, ao observarem melhor, suspeitaram que poderia ser um filhote de onça-pintada e decidiram se afastar, temendo a presença da mãe por perto.

Apesar do susto, o animal se trata, possivelmente, de um gato-do-mato ou um gato-maracajá. Ambas as espécies pertencem à família dos felídeos, assim como a onça-parda, e estão ameaçadas de extinção, conforme informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Felinos selvagens na região

Os gatos-do-mato e os maracajás são felinos nativos do Brasil e possuem hábitos noturnos, sendo raramente vistos por humanos. São animais solitários, que vivem principalmente em florestas e cerrados, e caçam pequenos mamíferos, aves e répteis. Infelizmente, a destruição do habitat natural, expansão de loteamentos e a caça ilegal são fatores que contribuem para a redução de suas populações.

Apesar do susto, o casal optou por não interagir com o animal, uma decisão correta, segundo especialistas. Em casos assim, a orientação é evitar contato direto e, se possível, acionar órgãos ambientais para garantir que o animal seja avaliado e, se necessário, resgatado.

Para preservar espécies como o gato-maracajá e o gato-do-mato, é fundamental a conscientização sobre a importância da conservação da fauna silvestre.

Veja imagens do encontro: