O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), será candidato à reeleição em 2026, representando o atual grupo político que governa o estado. Essa foi a primeira declaração pública do ex-governador sobre a disputa pelo Palácio da Abolição no próximo ano. Embora Elmano ainda evite comentar sobre as eleições, aliados já indicam que ele buscará um segundo mandato.
Segundo Camilo, essa é a única definição consolidada até o momento dentro do grupo governista. O ministro também mencionou a possibilidade de o senador Cid Gomes (PSB) tentar a reeleição, caso queira.
“A única coisa que nós temos certeza é a reeleição do Elmano e, claro, se o Cid Gomes, que tem um mandato hoje, for para reeleição. Então, essa é a única certeza que temos hoje em relação a 2026”, declarou Camilo. A fala foi feita na última sexta-feira (14), durante a posse do reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, em Fortaleza. O evento contou ainda com a presença do próprio governador Elmano e do prefeito da capital cearense, Evandro Leitão (PT).
Foco na gestão antes da disputa eleitoral
Camilo enfatizou que, neste momento, a prioridade do grupo é a gestão do estado, deixando as discussões sobre candidaturas para o próximo ano. “Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar muito pelo Ceará e pelo povo cearense. Eleição é só ano que vem. Vamos estar vivendo o processo democrático em que todos têm o direito de se colocar como candidato com as pessoas, alianças, e nós vamos fazer da mesma forma. Nosso candidato à reeleição é o governador Elmano. Nós vamos ter mais dois candidatos ao Senado e vamos procurar fortalecer a bancada de deputados federais e estaduais no próximo ano no Ceará”, afirmou.
Apesar da sinalização de Camilo sobre a reeleição de Cid Gomes, o próprio senador já declarou que não pretende disputar um novo mandato. No entanto, ele manifestou apoio à candidatura do deputado federal Júnior Mano (PSB). Apesar disso, aliados de Cid, incluindo membros da bancada do PSB na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), continuam defendendo que ele concorra novamente ao Senado.
Disputa pelo Senado
A corrida por uma das vagas ao Senado promete ser acirrada entre os governistas. Entre os nomes que já demonstraram interesse na disputa estão o deputado federal e líder do presidente Lula (PT) na Câmara, José Guimarães (PT); o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa; e o deputado federal Eunício Oliveira (MDB).
Com o cenário ainda indefinido para o Senado, a única certeza dentro do grupo governista, até o momento, é a candidatura de Elmano de Freitas à reeleição. Nos próximos meses, novas movimentações políticas devem desenhar o tabuleiro eleitoral para 2026.