O Centro Universitário Católica de Quixadá oficializou nesta quinta-feira (14) uma parceria internacional para implantação do sistema BESS (Battery Energy Storage System), tecnologia de armazenamento inteligente de energia considerada uma das mais modernas do mundo. 

Com a iniciativa, a UniCatólica passa a ser a primeira instituição de ensino do Brasil a adotar o sistema BESS em um projeto de autossuficiência energética em capacidade plena. 

Segundo a instituição, o projeto utilizará subestação própria e armazenamento de energia limpa para abastecimento integral do campus universitário. 

Mas o projeto envolve uma articulação internacional de grandes empresas do setor tecnológico e energético.

Entre as empresas participantes estão a Huawei, a HDT Energy, a HI Engenharia e a DH Solar. 

A Huawei participa do projeto com soluções voltadas à energia renovável e ao armazenamento inteligente por meio dos sistemas BESS. 

Já a HI Engenharia ficará responsável pelo desenvolvimento comercial, elaboração e homologação do projeto, enquanto a DH Solar executará a iniciativa. 

O detalhe coloca Quixadá no centro de uma tendência global ligada à transição energética.

Segundo a UniCatólica, o projeto reforça o compromisso institucional com inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional. 

A solenidade contou com a presença do chanceler da UniCatólica e bispo diocesano de Quixadá, Dom Aurélio Pinto de Sousa, além do reitor Pedro Rafael e do vice-reitor Pe. Adriano Nascimento. 

Também participaram representantes nacionais e internacionais das empresas envolvidas, incluindo Hector Wang, representante da Huawei vindo da China para assinatura do acordo. 

Segundo a instituição, a implantação do sistema representa um marco para o Sertão Central cearense, consolidando a região em iniciativas de alta tecnologia voltadas à sustentabilidade e eficiência energética.