A partir desta segunda-feira (31), os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, beneficiários do programa Pé-de-Meia 2025, começam a receber a parcela do Incentivo Matrícula no valor de R$ 200. O pagamento será feito de forma escalonada até o dia 7 de abril, de acordo com o mês de nascimento do estudante.
O Incentivo Matrícula é destinado a todos os estudantes do ensino médio da rede pública que efetivaram sua matrícula para o ano letivo de 2025. A Caixa Econômica Federal confirmou que, neste mês, cerca de 3,9 milhões de parcelas serão disponibilizadas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, ou seja, aqueles que ingressaram no primeiro ano do ensino médio em 2025.
Como consultar o benefício?
Os estudantes podem consultar se têm direito ao benefício por meio do aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). O aplicativo está disponível para smartphones e tablets, e o login é feito utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante e a conta no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. A conta pode ser de nível de segurança bronze.
O pagamento do Incentivo Matrícula faz parte do conjunto de benefícios do programa Pé-de-Meia, que também inclui o Incentivo Conclusão, pago a estudantes que finalizaram o ensino médio. Em fevereiro deste ano, o MEC repassou os recursos relativos ao Pé-de-Meia 2024.
Pagamentos pelo MEC e Caixa Econômica Federal
O programa Pé-de-Meia tem como objetivo incentivar a permanência e conclusão dos estudos do ensino médio. Todos os incentivos são pagos pelo Ministério da Educação (MEC), com depósitos realizados diretamente nas contas abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes matriculados no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio em 2025.
O agendamento dos pagamentos e os futuros depósitos também poderão ser acompanhados pelo Jornada do Estudante, facilitando o acesso à informação para todos os beneficiários.
O Ministério da Educação e a Caixa Econômica Federal reforçam a importância de consultar regularmente o aplicativo para acompanhar a liberação das parcelas e evitar transtornos.