A prefeitura de Banabuiú efetivou, nesta terça-feira (22), a ampliação da carga horária de 14 professores da rede pública de ensino, em uma solenidade realizada na Câmara Municipal. A medida representa o cumprimento de uma das principais promessas de campanha do prefeito Marcílio Coelho, eleito em 2024.

Os profissionais contemplados são concursados com jornada de 20 horas semanais, mas que já atuavam em outras 20 horas por meio de contratação temporária. Com a nova medida, essas horas adicionais passam a ser efetivadas por lei, garantindo aos docentes direitos integrais de quem possui carga horária de 40 horas semanais.

A efetivação encerra a política de ampliação da carga horária do magistério proposta por Marcílio Coelho ainda durante o período eleitoral, e que agora se concretiza ainda no quarto mês de seu mandato.

A cerimônia foi acompanhada por autoridades do município, entre elas o prefeito Marcílio Coelho; a primeira-dama Joelle Coelho; a vice-prefeita Yáskara Silveira, que é professora de carreira; a secretária de Educação Imaculada Conceição; a presidente da Câmara, vereadora Mazinha; e o ex-prefeito Edinho Nobre.

“Não é nenhum favor, mas o nosso dever enquanto gestores para com o povo que nos confiou essa missão. Estamos cumprindo o que prometemos em campanha. Essa ampliação representa respeito, valorização e reconhecimento ao trabalho de quem educa com amor e dedicação”, declarou o prefeito Marcílio Coelho.

A vice-prefeita Yáskara Silveira também ressaltou o significado da conquista:

“Educar é mais que ensinar, é dedicar tempo, alma e coração nessa grande missão. Acompanhei a luta de vocês e sei o quanto foi difícil chegar até aqui. Estou muito feliz por essa vitória.”

A ampliação da carga horária garante estabilidade, direitos e valorização a uma categoria fundamental para o desenvolvimento do município. A medida também representa economia para a administração pública a longo prazo, ao reduzir a necessidade de contratos temporários.