
Um incêndio gigantesco está destruindo a floresta da Serra do Estevão, em Quixadá, desde quarta-feira (24).
De acordo com o cirurgião-dentista, Dr. Luiz Carlos, que tem propriedade no lugar, o fogo começou por volta de meio dia de quarta-feira, se alastrou rapidamente, virou a noite de quarta para quinta e ainda está bem vivo. “Está devastando a nossa serra”, afirma.

“Nosso cartão postal na Serra, que é a floresta, foi devastado”, prossegue Dr. Luiz Carlos. “É uma tragédia irreparável para o meio ambiente”, conclui.

De fato, o incêndio ameaça de forma inédita não apenas a flora, mas também a fauna local, que ainda mantém animais que já se tornaram raros no Ceará, como certas espécies de pássaros.
As informações de populares são de que o proprietário de um terreno tentou fazer o que se chama de “broca”, isto é, atear fogo em parte de um terreno para “limpá-lo”, e acabou perdendo o controle.
A realização de brocas no Ceará estão sujeitas a autorização das prefeituras de cada município que, por sua vez, deve observar as orientações da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em cada caso.

O fogo na Serra do Estevão produz terrível incômodo para os moradores, que estão expostos à fumaça e a alta temperatura. A fumaça também compromete a visibilidade da estrada de acesso, já imensamente deteriorada, oferecendo riscos aos condutores e exigindo atenção redobrada no trânsito pelo local.
O Governo do Ceará mobilizou, na manhã de hoje, brigadas de incêndio para controlar as chamas.
