
O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Quixadá completou, nesta terça-feira, 13, quinze anos de sua implantação. Em suas redes sociais, a instituição publicou a seguinte nota:
Parabéns pro campus mais lindo! ♥️ 15 anos contribuindo com a Educação Pública no Sertão Central! Nosso imenso agradecimento a estudantes e servidores que fazem parte dessa jornada.
O CAMPUS
O campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará está localizado em um dos pontos turísticos mais visitados do município: a região do Açude Cedro. A instituição chegou à cidade para implantar no Sertão Central um ensino público, gratuito e de qualidade tanto em nível técnico quanto em nível superior; e, com isso, qualificar jovens, adolescentes e adultos para o mercado de trabalho.
O Instituto integra a centenária Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 1909. A Rede é formada por 38 Institutos, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II, estando presente em todos os estados brasileiros. No Ceará, estamos em 33 municípios.
De acordo com a instituição, em Quixadá são cinco cursos superiores (Licenciatura em Química, Licenciatura em Geografia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção Civil e Engenharia Civil) e três cursos técnicos (Química, nas modalidades integrado e subsequente; Edificações, também nas modalidades integrado e subsequente; e Meio Ambiente, na modalidade subsequente).
Os cursos de nível técnico são para quem vai cursar o Ensino Médio na instituição (integrado) ou para quem já terminou o Ensino Médio (subsequente).
O campus conta com uma estrutura de:
-
27 laboratórios
-
Consultório odontológico
-
Serviço de psicologia
-
Serviço de enfermagem
-
Auditório (com capacidade para 200 pessoas)
-
Miniauditório (para 60 pessoas)
-
Biblioteca (com um acervo de 7.965 mil livros)
-
Área de convivência
-
Gabinetes de professores
-
Complexo esportivo com ginásio, academia, campo de futebol e quadra de vôlei de areia
Mais de dois mil estudantes já foram formados pelo campus e outros 1.250 estão matriculados. Cerca de 260 alunos são atendidos por programas de auxílios e de bolsas, e o campus desenvolve mais de 40 projetos de pesquisa e de extensão. Na bagagem, quem se forma aqui leva uma forte experiência em pesquisa e extensão. No IFCE, esses dois eixos constroem, junto com o ensino, a base formadora dos nossos alunos.
Trocar conhecimento com a comunidade, nas ações de extensão, ser referência na promoção de cuidados com o meio ambiente e produzir conhecimento – por meio das pesquisas – são os nossos maiores compromissos. Para isso, a cada ano, nossa estrutura cresce. Atualmente, mais de 150 profissionais (entre professores, técnicos e terceirizados) trabalham em nosso campus a serviço da educação.
O IFCE chegou a Quixadá na segunda fase do plano de expansão da Rede Federal promovida pelo governo federal em 2007 e iniciou as atividades no dia 10 de junho de 2008, mediante portaria nº 688, do Ministério da Educação (MEC), com data de 9 de junho de 2008.