As mudanças administrativas em curso no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alcançaram o estado do Ceará. Na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União, foi publicada a dispensa do gerente da Agência Fortaleza, Francismar Lucena Lopes, que ocupava o cargo há quase uma década.
A medida ocorre em meio a uma ampla reestruturação do órgão, liderada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, que recebeu carta branca do governo federal para implementar ações voltadas à melhoria na prestação de serviços e no combate a irregularidades.
A troca na gestão da agência do INSS no Ceará é parte de uma resposta institucional ao escândalo envolvendo o desvio de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas, revelado nas últimas semanas. Os valores foram retirados indevidamente por meio de descontos não autorizados para entidades sindicais e associativas, gerando grande repercussão em todo o país.
Waller tem defendido mudanças estruturais no sistema de autorização e verificação desses descontos, além de reforçar os mecanismos de transparência e atendimento ao segurado. Em paralelo, o INSS iniciou nesta semana a notificação de mais de 9 milhões de beneficiários para que possam consultar e contestar cobranças indevidas realizadas nos últimos cinco anos.