A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) iniciou, nesta quinta-feira (17), a operação especial de segurança para os feriados da Semana Santa e de Tiradentes. A força-tarefa envolve mais de 6 mil profissionais que atuarão de forma integrada em todas as regiões do estado até a manhã da próxima terça-feira (22).

O plano operacional foi apresentado em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e prevê ações ostensivas e investigativas, com base nos dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin).

Atuação em todo o estado

O reforço abrangerá as Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Ceará, com foco em prevenção de crimes, controle de trânsito e redução de acidentes, especialmente em locais de maior movimentação durante o feriadão.

“Teremos uma atuação estratégica e direcionada, com reforço principalmente no interior do estado, devido à migração de grande parte da população durante a Semana Santa”, destacou Harley Filho, coordenador da Copol/SSPDS.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) mobilizará cerca de 5.407 policiais diariamente, atuando por meio de unidades como o Policiamento Ostensivo Geral (POG), CPRaio, CPChoque, BPRE e outras especializadas. No total, 460 policiais do BPRE reforçarão a segurança nas rodovias estaduais, com 37 viaturas, 84 motos e 16 guinchos, além de 26 postos fixos de fiscalização.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) contará com 240 policiais civis por dia, com delegacias em regime de plantão em Fortaleza, Região Metropolitana e interior. Estarão em funcionamento delegacias em cidades como Quixadá, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá, Sobral, entre outras.

Delegacias especializadas também atenderão durante o feriado, como a Delegacia da Mulher, Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e o Departamento de Homicídios (DHPP).

Corpo de Bombeiros

O CBMCE contará com 286 bombeiros militares atuando em 67 localidades. O plano inclui:

  • 7 equipes de mergulho
  • 4 equipes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio
  • 2 equipes de busca com cães
  • 2 equipes da Defesa Civil

O trabalho será apoiado por 72 postos de guarda-vidas, 12 embarcações, 49 viaturas e 6 ambulâncias de resgate. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças, facilitando a localização em caso de perda.

Perícia Forense (Pefoce)

A Pefoce terá efetivo de 107 servidores por dia, atuando em Fortaleza, Quixeramobim, Sobral, Crateús, Russas, Iguatu, Canindé, Itapipoca, Tauá e Juazeiro do Norte. Os serviços incluem análise de locais de crime, exames de lesão corporal, balística forense, entre outros.

Apoio aéreo e inteligência

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) operará com cinco aeronaves distribuídas em bases nas cidades de Fortaleza, Sobral, Crateús e Juazeiro do Norte. Também participam da operação profissionais da Coin e da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol).